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quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina


CD comemorativo dos 15 anos da orquestra

Camargo Guarnieri


01 Dança Brasileira
02 Dança Selvagem

Choro para Piano e Orquestra
03 I. Cômodo
04 II. Nostálgico
05 III. Allegro


José Siqueira

06 Cenas do Nordeste Brasileiro (Episódio Sinfônico)

Cyro Pereira

07 Gonzaguiana

Faixas 8-10: obra de Manuel de Falla, não disponibilizada no blog

Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina
Norton Morozowicz, regente

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quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Estórias para voz, instrumentos acústicos e eletrônicos de Jocy de Oliveira


01 Estórias II (1967)
para voz feminina, percussão e fita

Rozalyn Wykes, voz
Rich O'Donnel, percussão
(Fita feita no "Electronic Music Studio of Washington University" de St. Louis, EUA)

02 Wave Song (1981) para piano e fita
(Colaboração com Ron Pellegrino)

Jocy de Oliveira, piano
(Fita feita por Ron Pellegrino no seu estúdio particular de música eletrônica em S. Francisco, EUA)

03 Dimensões para quatro teclados (1981)
(tocados por um só executante)

Jocy de Oliveira, piano elétrico, órgão elétrico, cravo amplificado e piano amplificado

04 Estórias IV (1981), para duas vozes femininas, violino eletrônico, baixo guitarra, percussão

Martha Herr, voz
Jocy de Oliveira, voz
Ayrton Pinto, violino eletrônico
Dodo Ferreira, baixo e guitarra
John Boudler, percussão

FIF
1981

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domingo, 16 de novembro de 2008

Luis Carlos Csekö

The composer L.C.Csekö has represented Brazil in experimental multimedia music, intermedia events in Europe and the USA. He is also a producer of events such as - INTERFACES (featuring his own work), MÚSICA DO SÉCULO 21 and MÚSICA, TECNOLOGIA & MULTIMEIOS/NuMExI-RJ - concerts with Brazilian composers and performers with a significant output. This activity is deeply concerned with the reaching and formation of lay audiences. Csekö is founder/executive director of the Núcleo de Música Experimental & Intermidia do Rio de Janeiro (NuMExI-RJ). 

In his own words: “…the interface of music, light and image is a basic characteristic of my oeuvre…my work is an assemblage of experimental music, visual and sonic intervention….by “assemblage of experimental music” I mean avant-garde procedures, deconstruction/construction of rhythms and styles, being them the typically Brazilian such as Batucada, Afoxé, Maracatu, Chorinho, Samba or Jazz and Rock´n Roll…the visual intervention consists of light, scenic and sonic design, the decoupage of the music gestural, movement, scene…the sonic intervention encompasses amplification, spatialization, propagation, acoustic processing….”  

In the field of Pedagogy he conducts the OFICINA DE LINGUAGEM MUSICAL - OLM (Music Language Workshop) throughout Brazil in the college circuit, cultural institutions, for professional, lay audiences and children. He created the OLM in 1970 to develop his research on the process of creation and contemporary experimental music as instruments of Education. A lecturer at the principal conferences and seminars in Brazil and author of several published articles in Music and Composition he teaches on a regular basis at Conservatório Brasileiro de Música/RJ, Funarte. 

L.C.Csekö was born in Salvador, Bahia/Brazil, 1945, studied music at Universidade Federal da Bahia, Universidade de Brasília and has a Master of Music, Composition degree from the University of Colorado at Boulder, Columbia University/NY. 

email: lcseko@uol.com.br telfax: (55) (21) 2558 4356 

Cd1

1. NOITE DO CATETE 2 

soprano lucila tragtenberg / amálgama eletroacústico 3:45

2. CANÇÕES DOS DIAS VÃOS 9 

clarinetas paulo passos/amálgama eletroacústico 6:25

3. AMBIÊNCIA 1

soprano margareth smith, celo daryl skoda, piano leighton james 7:34

4. CANÇÕES DOS DIAS VÃOS 4

percussão humberto fernandes/amálgama eletroacústico

5. CORDA BAMBA

barítono marcelo coutinho 6:18

6. NOITE DO CACETE 5

berimbaus, percussão joaquim abreu/amálgama eletroacústico

TODAS AS OBRAS COM LIGHT/SCENIC/SONIC DESIGN DE L.C.CSEKÖ

CD2

1. CANÇÕES DO ALHEAMENTO 8

guitarras Aloysio Neves/amálgama eletroacústico 5:40

2. AMBIÊNCIA 2

percussão solo joaquim abreu orquestra sinfonia cultura de são paulo
regente lutero rodrigues 7:30

3. AZUL ESCURO

clarineta paulo passos piano sara cohen 7:04

4. DER EPILOG

minessota composers forum choir/texto günther grass 7:49

5. METÁLICA 

Trombone baixo luis pereira/quinteto de metais brasil 8:45

6. NOITE DO CATETE 1

violões luis carlos barbieri/amálgama eletroacústico fragmentos:
"delicado"/jacob do bandolim, "gente humilde"/garoto 4:55

7. NOITE DO CATETE 3

pianos sara cohen/amálgama eletroacústico 5:06


TODAS AS OBRAS COM LIGHT/SCENIC/SONIC DESIGN DE L.C.CSEKÖ


Cd 1

Cd 2

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Claudio Santoro - Sinfonia nº5 (1955)


Sinfonia nº5 (1955), para orquestra

I. Andante - Allegro Moderato - Andante
II. Allegro Molto
III. Tema Variante
IV. Moderato


Orquestra Sinfônica Brasileira
Claudio Santoro, regente

Selo "FESTA"
1999

Gravação ao vivo, realizada em 28 de setembro de 1958, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro

DOWNLOAD (link atualizado em 17/11/2008)

Das obras de Cláudio Santoro já executadas, a sinfonia nº 5 é a que traduz a mais completa radicação do compositor no nacionalismo folclórico. Esse aspecto acusa-se, de modo especial, na plasticidade que se lhe observa quanto a maneira como procede na adaptação dos próprios recursos de expressão a natureza do código estético pelo qual se orienta. Em consequência, pode-se falar da sinfonia n°5 como sendo uma estaca mestra na evolução do compositor. Ela encerra a fase de aclimação de Cláudio Santoro ao nacionalismo e inaugura a de superação das pesquisas e experiências. É obra que representa penetrando, conscistente, na idade adulta como músico nacionalista.

1º movimento: ANDANTE - ALLEGRO MODERATO - ANDANTE. Dois temas alimentam a estruturação musical, que é vazada no Andante por fragmentos que se acumulam emergindo das cordas e toma corpo, integralmente, ainda nas cordas, penetrado de um sabor expressivo antes lírico. 0 segundo tema surge no Allegro Moderato. É igualmente reproduzido pelas cordas, em uníssono e diferenciado do primeiro por um caráter mais enérgico, embora guardando com ele uma relação intima. No Andante conclusivo o primeiro tema volta a aparecer na forma original e com os mesmos distintivos de expressão.
É esta a parte da obra mais exaustivamente trabalhada concebida com pormenorização, porém sem gastos inúteis. Tudo concorre para comunicar-lhe um belo equilíbrio arquiteturial. É um legítimo movimento de sinfonia. Dele o primeiro movimento da sinfonia nº5 possui a força e dignidade características.

2º movimento: ALLEGRO MOLTO. Aqui tem-se o "scherzo" da sinfonia. Impelido por um dinamismo transbordante, nele se entremeiam ritmos de danças brasileiras contendo alusão a uma festividade popular em pleno desenvolvimento. Uma fanfarra precede o episódio das danças, como que prenunciando com sonoridades apropriadas o ambiente de vibração em que elas irão se desenrolar. 0 elemento folclórico, se bem que pronunciando, perde a agressividade por efeito do tratamento a ele dispensado e tendente a incorpora-lo a trama musical como fator construtivo, apesar de condicionado a qualidade de agente de evocação. Num clima de forças emocionais manifestando-se sob a ação estimulante da dança, termina o "scherzo".


3.° movimento: TEMA VARIANTE. Corresponde este movimento a uma verdadeira noturnal negra, pois está impregnando de reminiscências africanas ganhando projeção no do cerimonial fetichista. 0 tema é um autêntico "ponto de xangô", assinalado pelo violino solista em toda a sua estranha e misteriosa beleza. Sobre êle o compositor constrói uma curta série de variações que antes são ligeiras modificações do tema que variações no sentido consagrado do termo e alcançando as camadas profundas do tema. O cunho de invocação mágica que se define no tema é realçado com insistência e habilidade, o que empresta um atrativo suplementar ao trecho. Um "fugato" de efeito irresistível põe em circulação um segundo motivo temático, que contraponta o primeiro em engenhosas combinações e chega a desempenhar papel destacado na urdidura musical.


4.° movimento MODERATO. Toda a eloquência dramática de que é capaz o compositor dir-se-ia que ele a havia reservado para esta oportunidade. 0 trabalho de estruturação, tendo por pretexto um único tema, no tocante á concepção instrumental desenrola-se em sonoridades orquestrais opulentas alternando com uníssonos, também eles, de uma veemência quase teatral. A certa altura, um soberbo cânone a 3 vozes, do qual participam trombones, cordas e madeiras, faz-se ouvir. Depois, a dramática progressão da linha musical avoluma-se á medida que se aproxima da Coda, quando surge, o tema "scherzo", já agora tratado por aumentação e dando lugar a um trabalho de contraponto muito cerrado e valendo pela declraçáo de eruditas preocupações.

A Sinfonia nº5 foi pela primeira vez executada no Rio de Janeiro, em 1956, pela Orquestra do Teatro Municipal, sob a regência do autor.

AYRES DE ANDRADE

sábado, 8 de novembro de 2008

MARLOS NOBRE: Peças para Piano, 1.ª parte




Marlos Nobre (1939-)

Peças para Piano

1. Homenagem a Ernesto Nazareth

2. Nazarethiana

3. 1.º Ciclo Nordestino
I. Samba Matuto
II. Cantiga
III. É Lamp
IV. Gavião
V. Martelo


4. 2.º Ciclo Nordestino
I. Batuque Duration
II. Praiana
III. Carretilha
IV. Sêca
V. Xenhenhém


5. 3.º Ciclo Nordestino
I. Capoeira
II. Côco I
III. Cantiga de Cego
IV. Côco II
V. Candomblé

6. Tocatina, Ponteio e Final

7. Tema e Variações

8. 16 Variações sobre tema de Fructuoso Vianna

9. Homenagem a Arthur Rubinstein

10. Tango

11. Frevo

12. Sonata Breve



1 : Marlos Nobre, piano
2-9: Roberto Szidon, piano
10-12: Clélia Iruzun, piano

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Almeida Prado - Obras orquestrais



01 Sinfonia Unicamp (1976), para orquestra

I. Pórtico I
II. Ciências
III. Artes
IV. Humanidades
V. Pórticos

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Roberto Duarte, regente

02 Sabiá - Monumento em memória de Carlos Gomes (1977), para orquestra

I. Pedestal
II. Guirlandas
III. Ode Noturna
IV. Discurso
V. Memorial

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Benito Juarez, regente

03 Crônica de um dia de verão (1979), para clarinete e o orquestra

I. Matinal
II. Solar
III. Crepuscular
IV. Noturnal

Roberto Pires, clarinete
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Benito Juarez, regente

04 Concerto para flauta e cordas (1981)

I. Magique
II. Récitatif-fantaisie
III. Avec joie, rapide... et aussi de l'humor
IV. Comme un appel lointain
V. Magique

Alexandre Magnin, flauta
Orchestre de chambre de Zurich
Edmond de Stoutz, regente

05 Arcos Sonoros da Catedral Anton Bruckner - Meditação Sinfônica (1996), para orquestra

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Benito Juarez, regente

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sábado, 1 de novembro de 2008

OSVALDO LACERDA: Piano Brasileiro






Osvaldo Lacerda (1927-)

Isabel Mourão, piano




Este post é uma contribuição da Prof.ª Dr.ª Magali Kleber, Universidade Estadual de Londrina.

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