Sinfonia nº2 "Ascensão" (1917), para orquestra
01 I. Allegro non troppo - II. Allegretto scherzando
02 III. Andante moderato - IV. Allegro
Werner Janssen Orchestra (apresentada no LP como Maracanã Symphony Orchestra)
Villa-Lobos, regente
LP-901
Historical Series
Aries Records
Informações do compositor Harry Crowl: Essa gravação foi feita em Los Angeles, em 1944, Werner Janssen Orchestra, sob a regência do compositor. É uma gravação ao vivo e que foi prensada em discos de 24(?) polegadas para divulgação através do serviço diplomático americano como parte do esforço de guerra para cooptar o Brasil. Esses discos de tamanho descomunal foram os primeiros de 33rpm.
DOWNLOAD
Assinar:
Postar comentários (Atom)
pensando clássicos Headline Animator
Orkut: Comunidade Música Brasileira de Concerto
Um espaço para todos os visitantes deste blog, onde poderemos trocar idéias para futuro do blog, discutir temas relativos à música brasileira e também nos conhecer.
Comunidade Música Brasileira de Concerto
Comunidade Música Brasileira de Concerto
5 comentários:
Essa gravação foi feita em Los Angeles, em 1944, Werner Janssen Orchestra, sob a regência do compositor. É uma gravação ao vivo e que foi prensada em discos de 24(?) polegadas para divulgação através do serviço diplomático americano como parte do esforço de guerra para cooptar o Brasil. Esses discos de tamanho descomunal foram os primeiros de 33rpm.
Harry Crowl
Muito obrigado pelas informações, Harry! Vou até adicionar ao corpo da postagem.
Duplamente impressionante: que achado este disco (Noka) e que conhecimento possui o Sr Crowl.
Muito bem, agora uma pergunta: por que as sinfonias de Villa-Lobos são pouco executadas, são obras menores do mestre?
Um abraço e parabéns a ambos.
Hélio.
Enfim, ser menor ou maior não determina tanto assim se a peça será tocada. Fosse esse o padrão de comparação, o Choros 11 seria tocado muito mais do que todos os concertos para piano do Villa juntos (mesmo que eu goste de todos eles, é evidente a diferença de pretensão e escopo). Ainda assim, a percepção de que as sinfonias são peças menores (e o desconhecimento das peças que advém dessa conclusão), associada à dificuldade de conseguir as partituras (e à quantidade de erros que elas têm) e à dificuldade técnica de interpretá-las, é argumento razoável para a falta de execuções.
Isso tudo a parte, algumas sinfonias são peças importantíssimas da produção do Villa, como esta segunda, e a terceira e a quarta (que considero uma obra-prima). E é sempre uma delícia escutar a sétima ou a décima primeira.
Abraços
Amigo, o link está fora do ar...
Postar um comentário