- Villa-Lobos
01 I. Allegro non troppo
02 II. Molto andante cantabile
03 III. Vivace
- Camargo Guarnieri
04 I. Decididi e apaizonado
II. Calmo e Triste
05 III. Com alegria
Aldo Parisot, violoncelo
Vienna State Opera Orchestra
Gustav Meier, regente
Westminster Gold
1976
DOWNLOAD
Informação importante sobre este álbum: Guarnieri rompeu com Parisot (a quem era dedicada a obra) como consequência dessa gravação, pelas diversas liberdades e problemas da interpretação (há momentos em que a percussão chega a não acompanhar o solista porque este toca muito mais rápido do que deveria). Ainda assim, eu particularmente acho muito mais bonita esta interpretação do que as duas corretas que conheço. A orquestra tem um brilho fabuloso e Parisot toca com uma força e um virtuosismo impressionantes. E o mesmo vale para o concerto do Villa (também a ele dedicado).
PS: estarei postando nas próximas semanas uma série de álbuns que passei de vinil para cd. Espero que agradem.
3 comentários:
Essa gravação é bem polêmica. O Parisot a fez a caminho do aeroporto.
O Guarnieri odiava esta gravação. Ouvi isso do próprio. Porém, a verdade é que as gravações corretas posteriores não chegam aos pés dessa! Nem a do Menezes com os concertos do Villa. Acho que nenhum dos violoncelistas que gravaram essas obras têm o nível que tinha o Parisot, nem de perto! A energia dessas gravações é imbatível. A propósito, o meu disco está bem menos pipocado.
Sim, concordo plenamente. Depois dessa, a melhor gravação do Concerto do Villa que ouvi é a do Ulrich Schmid acompanhado da Nordwestdeutsche Philharmonie. A gravação do Menezes não me convence em absoluto, apesra de ele ser mais virtuosístico que o Schmid. Mas, claro, a gravação deste também está a milhas da do Parisot.
E se tiver disponível a gravação do seu vinil, será um prazer substituir a minha.
Abraços
Aldo Parisot é do *aralho!
Abraços.
Postar um comentário