Google
 

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Lorenzo Fernandez - Quartetos de Cordas (Repost FLAC)



Atendendo ao pedido de Euterpe, venho repostar aqui essa joia de gravação (ver a postagem de 2008 aqui), agora em arquivo sem perdas (FLAC). Uma ótima audição! 

Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948)

Coleção Alcoa de Música Erudita Brasileira, vol.8



Quarteto nº1 em fá sustenido menor (1927)
01 I. Allegro Moderato
02 II. Acalanto - Allegro Comodo
03 III. Largo e Serenamente
04 IV. Allegro Giocoso



Quarteto nº2 em dó sustenido menor (1946)
05 I. Allegro Maestoso e energico
06 II. Allegro Gracioso
07 III. Andante Espressivo
08 IV. Presto



Quarteto Amazônia
Cláudio Cruz, primeiro-violino
Igor Sarudiansky, segundo-violino
Horácio Schaefer, viola
Alceu Reis, violoncelo

FLAC Lossless Audio (187 MB)


"Fernandez produziu em todos os gêneros ao longo de 30 anos de carreira. Como chama a atenção Vasco Mariz, ele não pertencia à escola de Villa-Lobos (1887-1959), mas a de Alberto Nepomuceno (1864-1920), o fundador do nacionalismo musical. Seguiu a linha mais conservadora de escritura musical.

Como artista, balançou entre o uso racional de temas folclóricos locais e o apelo cosmopolita. Os dois quartetos de corda que deixou espelham a ambivalência. O primeiro foi composto em 1927. Mariz divide a produção de Fernandez em três fases: as páginas simbolistas da juventude (1918-1922), a nacionalista (1922-1938) e o período final, vincado pela de obras universais de fôlego.

O primeiro quarteto pertence à fase nacionalista. A partitura exibe quatro quatro movimentos recortados de acordo com padrões clássicos. Soluções rítmicas sincopadas, extraídas da música afro-brasileira, se somam a melodias modinheiras. Mas a escritura turva qualquer facilidade nacionalista. O 'Quarteto nº 2' é mais agradável ao ouvido e, de certa maneira, mais profundo. O estilo amadurecido deixa o compositor livre para se expandir melodicamente. O penúltimo andamento, 'Andante Espressivo', é uma página de grande beleza dramática e complexidade harmônica."

Luís Antônio Giron

3 comentários:

Euterpe disse...

Como posso eu agradecê-los? São obras de extremas beleza e nuances. Me comoveu bastante ouvir estes quartetos. Me comoveu também terem atendido minha petição, olha que presunção esta minha...

Estou imensamente agradecida...

Não sei se devo, pode ser que pareça, e será mesmo, atrevimento, mas pedirei de qualquer modo, não poderei deixar passa a oportunidade de ouvir a "Sinfonieta nº 2" e "Martírio dos insetos" ambas do Villa-Lobos em formato lossless. Deste modo, poderiam repostar em flac os seguintes discos: "O raro Villa-Lobos" e "BrasilCazaquistão"?

Se impossível ou bastante trabalhoso, poderiam me informar onde posso encontrá-los?

Agradeço novamente de antemão.

G. Tadeu disse...

Oi, Euterpe, infelizmente não tenho os originais desses dois discos :/ há uma cópia disponível no mercado livre, mas que está 100 reais hehe

Euterpe disse...

Obrigada, Tadeu!
Poderia me enviar o link, por favor? Não encontrei nada fazendo busca pelo navegador...

pensando clássicos Headline Animator

Orkut: Comunidade Música Brasileira de Concerto

Um espaço para todos os visitantes deste blog, onde poderemos trocar idéias para futuro do blog, discutir temas relativos à música brasileira e também nos conhecer.

Comunidade Música Brasileira de Concerto