Google
 

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Mestres do Barroco Mineiro - vol II (séc.XVIII)





ano: 1958

lançamento: 2/3/2005

gênero: Clássico

cód. do produto: 7897181228322

nº do catálogo: IG1011

gravadora: Selo Festa

formato: CD Simples



Faixas:


1 Antifona de Nossa Senhora (Salve Regina) - Lobo de Mesquita (4:36)

2 Credo - Ignacio Parreira Neves (14:02)

3 Maria Mater Gratiae (hino a 4) - Marcos Coelho Netto (4:07)

4 Novena de Nossa Senhora do Pilar - Francisco Gomes da Rocha (16:48)


* * *


O período áureo da mineracao em Minas Gerais, que produziu monumentos arquitetônicos como as igrejas de envergadura de Aleijadinho, foi tambem de extraordinaria fertilidade musical, embora paradoxalmente obscuro. O eminente musicólogo Francisco Kurt Lange teve o mérito de reunir e preservar documentos de valor inestimavel, onde a musica religiosa de modelo europeu foi assimilada por músicos mineiros, na maioria mulatos. Esse disco (volume dois) foi gravado por Irineu Garcia em 1958 com participacao da Orquestra Sinfonica Brasileira e a Associacao do Canto Coral e interpretam obras da autoria de Jose Joaquim Emerico Lobo de Mesquita , Marcos Coelho Netto, Francisco da Rocha e Ignacio Parreira Neves.



Orquestra Sinfônica Brasileira



A Orquestra Sinfônica Brasileira foi criada em 11 de julho de 1940 pelas mãos de um grupo de músicos liderados pelo maestro José Siqueira. Seu primeiro diretor artístico foi o regente húngaro Eugen Szenkar. Em 1942 foi produzida a série "Concertos para a Juventude", idealizada pelo maestro Eleazar de Carvalho, que revelou muitos artistas nacionais. O maestro italiano Lamberto Baldi foi o orientador artístico da OSB nos anos 49, 50 e 51, tendo regido mais de 40 concertos proporcionando uma total renovação do repertório e dando enfoque a música do século 20. Aaron Copland regeu e gravou um LP com a OSB em junho de 1962. Em 1965, ano de seu Jubileu de Prata, a OSB transforma-se em Fundação. Em 1966, Eleazar de Carvalho é novamente maestro titular e diretor musical ao lado de Isaac Karabtchevsky, que começou como maestro assistente e tornou-se titular no ano seguinte. Kurt Masur dirige a OSB em 1970, 71, 74, 77 e 79. Em 1973 é criado o Projeto Aquarius, aproximando a música erudita das camadas populares . Após 26 anos a frente da orquestra mais tradicional do país, Isaac Karabtchevsky deixa suas funções de diretor artístico. Roberto Tibiriçá assume em 1995 e permanece até 1998. Em outubro de 1998, Yeruham Scharovsky é nomeado Diretor Artístico e Maestro Titular da OSB, implementando vários projetos como a Orquestra Jovem da OSB, Master Classes, Escola da OSB e NTB.



Selo Festa


O Selo Festa foi criado nos anos 60, por Irineu Garcia, com a finalidade de fazer com que "todos ouvissem o que poucos ouviam, e quase ninguém gostava de gravar". Anos depois da morte de seu idealizador, sua sobrinha, a artista plástica Gracita Garcia Bueno resgatou um acervo ímpar, que conta com pérolas como discos de poesia recitada pelos próprios poetas - algo inédito no Brasil.


* * *




4 comentários:

Anônimo disse...

Já existe um acervo gravado considerável desse repertório. Posso contibuir com vários CDs com o blog.

Harry Crowl

Fernando Kozu disse...

Caro Harry Crowl,

A sua contribuição seria valiosíssima! O blog, através da iniciativa do Oráculo, em pouco tempo está agregando contatos dispersos pelo Brasil e recebido muito material que encontra-se fora de catálogo, e também gravações ainda inéditas. Além disso tem sido fonte de pesquisas dentro e fora do Brasil.

Agradecemos muitíssimo o seu apoio!

Fernando Kozu.

Anônimo disse...

Caro Fernando,

Com faço para enviar gravações em mp3 para vocês?

Um abraço,

Harry

Paulo disse...

Gostaria de comprar cd mestres do barroco q contem a antifona de nossa senhora de jose Joaquim emerico lobo.
Paulo Cesar de a Gomes
pcagomes@hotmail.com

pensando clássicos Headline Animator

Orkut: Comunidade Música Brasileira de Concerto

Um espaço para todos os visitantes deste blog, onde poderemos trocar idéias para futuro do blog, discutir temas relativos à música brasileira e também nos conhecer.

Comunidade Música Brasileira de Concerto